segunda-feira, 25 de julho de 2011

Aquecendo o Encontro Estadual de Artes Circenses – Balanço Final por Vinicius Cáurio - Presidente do SATED-RS

O Aquecendo foi uma ação do SATED-RS que buscou a realização de oficinas circenses de reciclagem (Contorção, Comicidade, Trapézio e Acrobacia) por algumas cidades do interior Estado (Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo) e, uma oficina (Malabarismo) na região metropolitana (Porto Alegre). O projeto envolveu a Direção do SATED-RS, Vinicius Cáurio (presidente), Ben-Hur Pereira (Diretor do depto. de circo da entidade), além de Patrícia Sacchet (Palhaça Ondina), que juntos produziram as ações do Aquecendo. O objetivo desta ação foi utilizar a troca e o intercâmbio artístico das oficinas, como forma de ajudar na mobilização da classe circense para o Encontro Estadual das Artes Circenses do dia 08 e 09 de julho em Santa Cruz do Sul que elegeu o Colegiado setorial de circo do Estado.
Ao acompanhar a tarefa desta produção, destaco o privilégio de ter contado com um time competente de oficineiros (Vatik na acrobacia, Mima Ponsi no trapézio, Dominique Martins no alongamento e contorção, Patrícia Sacchet, na comicidade corpórea do palhaço, Pablo Perasso Pico e Pablo Brun– Malabares, Cristiano Carvalho – Tecido, Fabio Cunha e Ben-Hur Pereira na segurança e montagem). Viajamos e convivemos em afinada sintonia junto com o ator/palhaço Guilherme Comelli, no apoio direto à produção e o ator Fábio Cunha, responsável pela segurança de montagem e desmontagem dos aparelhos. Contamos sempre com a presença e disposição do Diretor de Artes Cênicas – IEACEN, Marcelo Restori. Houve bom humor, colaboração, respeito e amizade nesta equipe. Este dado é de extrema importância já que o objetivo da ação era agregar.
Se a idéia era “Aquecer” os artistas circenses para o Encontro Estadual das Artes Circenses que aconteceu dia 08 e 09 de julho passado, quem saiu muito mais aquecido (mesmo com o frio que fez em Pelotas, Caxias e Passo Fundo!), fomos nós. A receptividade dos participantes às trocas artísticas propostas pela equipe foi ótima.
Não poderia finalizar o meu relato sem agradecer aos apoiadores IEACEN, SEDAC, SESC-RS e aos grandes parceiros produtores locais que viabilizaram as oficinas nas cidades que nos receberam. Em Pelotas, tivemos na produção Adriane e Maria Amália (Grupo Tholl). Em Caxias do Sul contamos com Ângela Lopes da Silva e equipe (Unidade de Teatro da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul). Em Passo Fundo fomos representados pela produção da atriz e produtora Elisandra Assunção (Cia da Cidade).
Em relação ao Encontro Estadual das Artes Circenses (EEAC), devemos lembrar o fundamental envolvimento da UNISC, na figura de Gilmar Silveira e Úrsula Muller, Secretaria Municipal de Educação, Dep. de Cultura, na pessoa de Marli Silveira, Conselho Municipal de Cultura, à CAI (Coletivo de Artistas Independentes) representados por Joe Nunes, DCE da UNISC, pelo jovem Fabrício Correia ao Grupo NECITRA, ABRACIRCO, além da visita da Sra. Alice Viveiros de Castro – representante da CNPC, e a todos os anônimos que contribuíram na realização deste evento. A atenção e o empenho dos produtores locais das cidades envolvidas foram vitais para o nosso sucesso.
Foram 233 participantes diretos nas oficinas, envolvendo nove cidades distintas, pelo menos sete do interior do RS: Pelotas, Rio Grande, Santo Ângelo, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Passo Fundo, Carazinho. Esperávamos que todos os participantes das oficinas multiplicassem o convite para o Encontro de Santa Cruz do Sul. Foi com grata surpresa que confirmamos nossas expectativas no Encontro Estadual das Artes Circenses, dias 08 e 09. Lá estiveram reunidos em torno de 450 pessoas.
Depois do Encontro, praticamos a nossa merecida cidadania. Foi finalizado o Documento Final do EEAC, e 75 pessoas votaram democraticamente nos delegados do Colegiado da Setorial do Circo.
Temos muito a agradecer, às redes virtuais CIRCOSUL, CIRCOPOA, RS CIRCO, SATED-RS, CIRCOMUNICANDO, CIRCONTEUDO e BLOGS de artistas e grupos pela sua horizontalidade na construção, a todos os colegas que atenderam ao chamado, em especial ao nosso querido Filipe Farinha, conhecendo quem somos e a força que temos acreditamos na essência do movimento deste coletivo.
Grande abraço a todos!!!
Vinícius Gentil Cáurio – Presidente do SATED-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário