domingo, 29 de maio de 2011

SOBRE OFICINAS E MINISTRANTES

OFICINA DE ALONGAMENTO E CONTORÇÃO
Ministrante: Dominique Martins Andujar

Dominique - Foto: Cristiano Storniollo

Definição: a oficina divide o treinamento em alongamento, equilibrio, contorções (posturas) e força específica. O enfoque será escolhido pelos próprios alunos na parte inicial. Será frisada a importância do alongamento e da consciência corporal no desenvolvimento das técnicas acrobáticas para evitar danos corporais isolados ou por repetição.
Roteiro da oficina:
Início: Conversa sobre o que é contorcionismo e quais as melhores maneiras de organizar o treinamento. Será também questionado quais os interesses acrobáticos da maior parte da turma para que se possa obter mais resultados, visto que é uma técnica muito ampla. Desenvolvimento: Aquecimento articular, alongamento específico e técnicas de equilíbrio e acrobacias específicas. Haverá um momento de treino livre onde os participantes poderão explorar e dialogar livremente sobre variados movimentos relacionados a contorção.
Fim: 15 minutos de relaxamento.

Dominique - Foto: Rogerio Jacques
Público-alvo: artistas circenses ou pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos e sua prática de alongamento e consciência corporal.
 Preferencialmente adultos
Número de vagas: livre
Duração: 3 horas
Necessidades Técnicas: Sala apropriada para exercícios físicos* (aprox. 70m²); Colchonetes ou tatame; Equipamento de som (CD player).
Dominique - Foto: Larissa Fraga
Dominique Martins Andujar: é estudante de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se dedica a arte circense desde 2002, integrando em sua formação o Circo Girassol - RS, Intrépida Trupe - RJ, Escola Nacional de Circo - RJ e outros grupos e artistas independentes. Participou de diversos espetáculos circenses, dança e teatro no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Hoje integra o grupo circense Petit POA-RS em Porto Alegre. Temexperiência como ministrante de oficinas circenses de diversas técnicas como contorção, acrobacia aérea, malabarismo e outras vivências corporais para crianças e adultos.
Contato: (51) 8440-3134;
----------------------------
OFICINA DE COMICIDADE CORPÓREA DO PALHAÇO-CLOWN
Ministrante: Patrícia Sacchet
Patricia - Palhaça Ondina com Palhaço Tufoni - Foto: Luis Reis

Definição: a oficina trata da experimentação de exercícios práticos de comicidade corpórea do palhaço-clown, tendo como foco a conscientização de um corpo permeável ao jogo, maleável pelos encontros. Na concepção desta oficina, a formação de um palhaço acontece somente a partir de uma dedicação profissional, de uma trajetória repleta de vivências deste corpo cômico em constante lapidação artística e ética.
Público-alvo: palhaços, clowns, bufões, artistas cômicos variados, artistas circenses interessados no contato com esta técnica. Preferencialmente adultos.
Número de vagas: 20
Duração: 3 horas
Roteiro da Oficina:
Início: Breve conversa entre participantes e ministrante com apresentação dos objetivos gerais da oficina.
Desenvolvimento: Aquecimento e experimentação de exercícios práticos de comicidade corpórea (individuais e em grupo).
Fim: Formação de uma roda para compartilhar impressões e materiais bibliográficos, incluindo a dissertação de mestrado Da Discussão “clown ou palhaço” às Permeabilidades de Clownear-Palhaçar, autoria de Patrícia Sacchet.
 
Patricia - Palhaça Ondina - Foto: Gabriel Schimitt
Patrícia de Oliveira Freitas Sacchet: é mestre em Artes Cênicas(PPGAC- UFRGS) em 2009, formada Bacharel em Artes Cênicas(DAD-UFRGS) em 2000. Trabalha a técnica do palhaço desde 2000, iniciando a partir de um treinamento de sala e de rua com a Prof. Dra. Ana Wuo durante dois anos. Participou como assistente em oficinas de Ana Wuo por quatro anos consecutivos. Dirigiu o espetáculo OU ISTO OU AQUILO, que traz alguns elementos clownescos. Co-dirigiu e atuou no espetáculo de clowns SEDUSHOW, com Ana Fuchs. Dirigiu e atua no espetáculo COMPOSTO RISO-TÔNICO DE PALHAÇADA, da Cia Ondina& Tufoni, através da qual desenvolve pesquisa sobre a técnica de palhaço, apresenta espetáculos e performances cômicas juntamente com o ator e palhaço Guilherme Comelli. Participou de diversos encontros de palhaços, apresentou como convidada especial no evento PAYASADAS 2003, na cidade de Rosário –Argentina. Ministrou oficinas de palhaço para a EPTC, Colégio Panamerican, Prefeitura de Sapucaia, Prefeitura de Porto Alegre (EPTC); UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta).
Contato: (51) 8475-6984 / 9737-6699, ondinaetufoni@hotmail.com.

----------------------------
OFICINA DE ACROBACIA DE SOLO
Ministrante: Vatik
 
Alfredo Bermudes aluno de Vatik - Foto: Lucas Coelho

Definição: a oficina visa esclarecer as bases da acrobacia de solo, segundo a ginástica artística, nos seus variados níveis. Será respeitado e valorizado o objetivo e as aptidões acrobáticas de cada participante. A oficina será uma oportunidade de contato e aprendizado com um técnico dotado de grande experiência internacional na área da ginástica artística. Técnica Pedagógica: a oficina será ministrada conforme as possibilidades de cada participante. Trabalha as bases da acrobacia: alongamento, preparação física, parada de mãos e saltos acrobáticos.
Público-Alvo: artistas circenses interessados nesta modalidade artística.
Preferencialmente adultos.
Duração: 3 horas
Número de vagas: Livre
Necessidades Técnicas: Sala apropriada para exercícios físicos* (aprox.70m²); Colchonetes ou tatame.

Alfredo Bermudes aluno de Vatik - Foto: Lucas Coelho
Vachagan Ter Meliksetyan (Vatik): Foi atleta de ginástica artística formado na Armênia, tri-Campeão Olímpico e Bi-Campeão Mundial de ginástica artística. Formado em Educação Físicacom especialização em Master Sports pela Faculdade Federal de Yerevan – Armênia. Foi Treinador da Seleção da Armênia, Seleção Brasileira e treinador chefe do União e da SOGIPA. Treinou alguns atletas que fazem parte do elenco do Cirque du Soleil como Mosiah Rodrigues, José Carlos Padilha.
Contato: (51) 3022-2170

----------------------------
OFICINA: A PERCEPÇÃO SENSORIAL E A EXPRESSIVIDADE
NA TÉCNICA DO TRAPÉZIO
Ministrante: Mima Ponsi
Mima Ponsi - Foto: Pablo Chasseraux

Definição: além do aprendizado do repertório das figuras clássicas do trapézio, tem-se como objetivo trabalhar a expressividade através da linguagem do trapézio no intuito de explorar as possibilidades de expressão no gesto acrobático. Esse trabalho propõe descobrir diferentes possibilidades de movimento no espaço aéreo, desenvolvendo a concentração, a atenção, o equilíbrio, o controle do tônus muscular e a percepção da estrutura do corpo.Assim, esse trabalho visa introduzir o aluno no universo criativo, facilitando a expressão e o desenvolvimento motor e sensorial. Essa pesquisa tem como referência a técnica do movimento sensorial (Método de Danis Bois) aplicada no trapézio segundo Zoé Maistre.
Programa: exercícios no solo para as articulações, reforço muscular e tônus resistência, relaxamento e alongamento. Exercícios de ginástica sensorial. Repertório de figuras clássicas do trapézio. Percepção e consciência corporal e a relação com a representação do corpo no espaço, os apoios, o equilíbrio. A respiração em relação à forma e ao movimento. A escuta do tempo interno do corpo. Conscientização do corpo suspenso e sua forma em relação à verticalidade (o apoio dos ombros e das mãos). Observação da forma convergente e extensão do corpo no balançar. A continuidade ítmica de um movimento ao outro. Busca da globalidade na ação, a organicidade. Criação de novas figuras.
Público-Alvo: artistas circenses ou pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos e sua prática nesta modalidade. Preferencialmente adultos a partir de 14 anos.
Número de vagas: 20
Duração: 3h
Necessidades Técnicas: Sala apropriada para exercícios físicos* (aprox. 70m²), com estrutura (5,50m, 6m de altura), que possibilite a instalação de dois ou três trapézios fixos; Acesso à estrutura (escada); Equipamento de som.(CD player); Colchões e tatames.

Mima Ponsi - Foto: Angela Ponsi

Iasmin Ponsi (Mima Ponsi): Atriz, trapezista e professora de trapézio. Mestre em Estudos Teatraispela Université Paris 8 (França), com a pesquisa « Modos de Constituição de Dramaturgia no Circo Contemporâneo". Bacharel em Artes Cênicas, Habilitação em Interpretação Teatral pela UFRGS, cujo trabalho de conclusão foi orientado pela professora Maria Lúcia Raymundo. Integrou o Grupo Falos& Stercus participando dos espetáculos: O CLÃ DESTINO, PM2, MYTOLOGIAS DO CLÃ e « LA LOBA, além de muitas performances com o grupo durante cinco anos. Ao longo dos oito anos em que viveu na França, frequentou o curso de mimo corpóreo com Thomas Leabhart, de técnicas circenses na Académie Fratellini, na Escola Les Noctambules e Rosny-sous-Bois, foi aluna de trapézio e assistente de Zoé Maistre durante cinco anos. Como atriz e trapezista, participou de espetáculos e performances na França e Europa com as companhias: Les Studios de Cirque de Marseille, de Pierrot Bidon, Louxor Spectacles, de Vincent Loubert, Les Passagers, de Philippe Riou, entre outras.
Contato: (51) 9767-8150; mimaponsi@yahoo.com.br

----------------------------
ACOMPANHAMENTO DO SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS
Essa equipe será acompanhada por Fábio Cunha – Técnico em montagem de equipamentos e segurança e Vinicius Cáurio Presidente do SATED-RS.
Os produtores locais deverão trabalhar em conjunto da coordenação das oficinas para adequar as necessidades técnicas, espaços de diálogo, imprensa e divulgação direta com os artistas para que possamos completar as vagas de cada modalidade e promover o interesse de todos os participantes para o ENCONTRO ESTADUAL DAS ARTES CIRCENSES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário