sexta-feira, 24 de junho de 2011

CARTA do movimento

Nós, circenses de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, nos reunimos no município de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, durante o I Encontro Estadual das Artes Circenses, idealizado e realizado visando o intercâmbio de experiências artísticas; a i...ntegração da cena circense no RS; e, a articulação de demandas de fomento à produção artística, bem como a democratização e descentralização da arte circense enquanto manifestação cultural. Após debatermos amplamente as principais questões pertinentes a cena circense atual no estado em redes virtuais, e finalizando a discussão coletivamente entre os participantes do encontro, nos dirigimos à Secretaria Estadual da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, manifestando nossas considerações e reivindicações, no intuito de apresentar a SEDAC/RS demandas prioritárias e nortear as discussões do Plano Estadual de Circo a ser elaborado pela Setorial de Circo constituído na mesma oportunidade.
Considerando que:

* Historicamente, a organização social e estatal tem subvalorizado a cultura, em detrimento ao imediatismo de questões relacionadas à educação e saúde. Neste sentido, a relevância artística, cultural e social do circo não têm sido reconhecida pelo poder público, estando marginalizado frente a outras manifestações artísticas como a dança, o teatro e artes visuais.

* Além disso, os registros históricos do circo são frequentemente remetidos aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, desarticulando e fragmentando as produções descentralizadas, que são características do fazer circense por seu caráter itinerante. Com isso, a cena circense no RS carece de pesquisa e registro, tanto para reconhecimento frente a história nacional, quanto para resgate da sua própria memória.

* A arte circense atual possui uma produção diversificada que remete ao circo tradicional e à incorporação de elementos atuais, rompendo dicotomias entre tradicional e contemporâneo e seguindo o princípio de renovação estética que é característico do fazer circense.

* E é como um coletivo de artistas, produtores e gestores do circo que reivindicamos uma sensível transformação desse histórico, utilizando-se deste olhar do estado e reconhecendo a abertura deste diálogo. Neste novo cenário, nos manifestamos:

Reivindicando como demandas prioritárias:

* Fomento e estímulo à produção cultural para criação e renovação de espetáculos; para circulação de espetáculos e oficinas pela capital e interior do estado; para intercâmbio de artistas e companhias; para manutenção de companhias e núcleos de arte circense.

* Fomento e estímulos ao desenvolvimento de pesquisas com circo e mapeamento das atividades circenses no estado.

* Além da efetivação destas demandas prioritárias a curto prazo, recomendamos que sejam inseridas no Plano Estadual.

Propomos ainda, diretrizes a serem debatidas e consolidadas pela Setorial de Circo:

* Viabilização de projetos de oficinas de arte circense na rede de ensino pública estadual e municipal, a partir de convênio.

* Financiamento público de iniciativas de Circo Social, buscando um projeto pedagógico em parceria com a Secretaria Estadual de Educação resgatando a relação entre Educação e Cultura.

*  Mecanismos que viabilizem a adoção de medidas de segurança no fazer circense.

* Normatização, regularização e consequente fiscalização da presença de animais nos espetáculos de circo.

* Debate sobre a questão trabalhista, com vistas a garantir a seguridade social ao artista circense.

* Fomento à criação de espaços estruturados para o fazer circense e descentralizados pelo interior do RS.

* Consolidação de um Centro de Referência de Circo no estado.


É o que pensamos, sentimos e manifestamos sobre o fazer circense e sua relevância artística, cultural e social.


Santa Cruz do Sul, 08 e 09 de julho de 2011.


Tem sugestões para melhorar esse documento?
Entre em contato pelo e-mail: carta.encontrocircors@gmail.com e participe do I Encontro Estadual de Arte Circense do RS.
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário